quinta-feira, 28 de julho de 2011

Banheiro para dois

Se há espaço no banheiro do casal, uma boa solução para garantir a individualidade é dividir a bancada e separar uma cuba para cada um. Assim, a rotina fica mais fácil e os objetos de uso pessoal, mais bem organizados.
Instalar somente uma bancada no banheiro, sem gabinete, deixa o ambiente mais leve. O inconveniente é que o sifão fica aparente. Para escondê-lo a dica é usar um carrinho volante. Cumpre a função estética e ainda é superprático.

Criado no recuo lateral, o banheiro do casal tem bancada de concreto, com duas cubas de apoio, e portas de correr com caixilho de alumínio e vidro temperado fosco que dão acesso a um terraço. Projeto de Claudia Haguiara.

O patchwork de ladrilhos hidráulicos e o acabamento de cimento queimado refletem a preocupação com o uso de produtos sustentáveis na reforma do banheiro de casal, feita pela arquiteta Adriana Yazbek. As cubas redondas de sobrepor são brancas e não brigam com o colorido da bancada.

Iluminado pelas janelas de canto, o banheiro do casal tem um gabinete de madeira para guardar cosméticos, produtos de higiene e toalhas. Uma cuba é de uso do marido e a outra, da esposa.

O banheiro, totalmente aberto para o quarto do casal quando são recolhidas as portas deslizantes, tem piso elevado e teto rebaixado. A iluminação azul inclui lâmpadas dicroicas acima das duas cubas retangulares, sobrepostas na bancada.

A arquiteta Cristina Bozian desenvolveu uma prateleira para os produtos de higiene pessoal: o espelho corre pela parede e deixa à mostra ora as prateleiras, ora a janela. A bancada de mármore travertino tem espaço para duas torneiras.

No banheiro, a janela tem a largura do vão com veneziana de madeira. A banheira fica em base de concreto com pintura epóxi igual à da bancada, onde estão sobrepostas as duas cubas de louça.

O banheiro clean é assinado pelo arquiteto Arthur Casas. Não há nada suspenso ou gabinetes, apenas recuos para colocar os cestos. As torneiras saem do espelho e, na bancada dupla de mármore piguês, há um pequeno deque de madeira branca laqueada, com vãos, para o apoio de produtos molhados.

A superfície de limestone cinza espanhol recebeu as duas cubas brancas, de louça. Os armários espelhados na parte superior e os da parte inferior, embutidos sob a bancada, ajudam a organizar o ambiente.

Na bancada com 3 m de largura, duas cubas de apoio e registros em formato de alavanca. Vaso com galhos de cerejeira e caixas de cerâmica enfeitam o banheiro. As pastilhas foram usadas em todo o ambiente.

Nada convencional é a ausência de espelho em frente às cubas redondas que ficam sobre as bancadas, protegidas da água pelo mesmo vidro temperado de 10 mm escolhido para as prateleiras central e laterais do banheiro.


Gde beijo,

Bruna

Nenhum comentário:

Postar um comentário